Técnico em Eletrônica

O que faz um Técnico em Eletrônica?

Das Válvulas antigas aos modernos Chips, do Z1 ao Netbook, do Rádio de Galena aos modernos Satélites, do Código Morse aos minúsculos celulares e tablets e da Bússola ao GPS o mundo da Eletrônica e Telecomunicações está recheado de inovações, e tudo indica que mais descobertas estão por vir. O Curso Técnico em Eletrônica visa formar um profissional com conhecimentos em eletrônica analógica, eletrônica digital, microprocessadores, telecomunicações, automação e conhecimentos em informática tanto em softwares dedicados, como em redes, hardwares e manutenção de computadores.

Diante dos vastos ramos de atuação da eletrônica nas indústrias da região, como prestação de serviços, manutenção de computadores, celulares, automação de processos e projetos eletrônicos, temos aberto um campo de trabalho permanente para técnicos no setor da eletrônica e telecomunicações. Com a expansão da automação de processos, da informatização dos equipamentos, da substituição do trabalho braçal por máquinas mais rápidas e mais ágeis, o mercado de trabalho nesta área está em constante ampliação e renovação e portanto, carente de mão-de-obra especializada.

Diante disso fica evidente a necessidade de um curso de qualificação profissional que habilite profissionais para trabalhar na área da eletrônica industrial–telecomunicações e que possam ocupar estas vagas no mercado da região. A eletrônica-telecomunicações, como área industrial de atuação, é um dos mercados que mais cresce nos países em vias de desenvolvimento, de forma que em nosso país estão surgindo cada vez mais indústrias na área eletrônica-telecomunicações e as manutenções dos equipamentos eletrônicos e de informática.

Em nossa cidade, estamos ansiosos para que o aeroporto internacional possa alavancar o mercado de trabalho em todas as áreas e principalmente a de eletrônica-telecomunicações que já que é uma área bastante promissora, com a manutenção de aviões que exige mão-de-obra especializada, criando assim um mercado profissional em expansão para técnicos habilitados e competentes.

Sintonizado com os conhecimentos adquiridos neste curso, você vai estar habilitado a projetar, operar e dar manutenção em equipamentos eletrônicos e supervisionar a fabricação; controlar o funcionamento, desenhar projetos de circuitos eletroeletrônicos e de telecomunicações bem como especificá-los e repará-los; seu trabalho também poderá envolver, o controle e supervisão de sistemas de fabricação e unidades geradoras de energia em usina hidroelétricas, indústrias petroquímicas, têxteis, entre outras. Empresas do ramo de telecomunicações, manutenção de notbooks e netbooks, computadores, tablets, celulares, energia elétrica, automação industrial e residencial, bancária e informática, são alguns dos muitos seguimentos de sua atuação profissional.

Objetivos do Curso

Habilitar profissionais para o exercício da profissão de Técnico em Eletrônica, proporcionando condições e formação para o seu ingresso no mercado de trabalho, com a utilização de técnicas no estudo de componentes internos de circuitos eletroeletrônicos, montar redes de automação e utilizar softwares dedicados para a área, entre eles simuladores de circuitos EWB, Tango SCH, PCB e ROUTE e ainda projetos elétricos e eletroeletrônicos no AUTOCAD, nas áreas de projetos Eletrônicos, Telecomunicações e Automação Residencial que são os mercados em alta.

O curso dá direito ao registro no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura ) quase 100% dos alunos antes de terminarem o terceiro módulo já estão trabalhando na área, a grande maioria das empresas contratam estagiários dessa área técnica, com grande possibilidade de contratação e o melhor de tudo é que os estágios são remunerados e muitos ganham salários melhores do que muitos profissionais formados em cursos superiores de outras áreas, e eu, como professor e coordenador deste curso, há mais de dez anos, o recomendo como um grande aliado na busca do sucesso profissional.

Prof. Coordenador Antonio Carlos Feitoza

Disciplinas e Carga Horária

O Curso tem duração de 1 ano e 6 meses, sendo dividido em 3 módulos de 400 horas e 180 horas de estágio e ao aluno será conferido um certificado de conclusão de seu respectivo reconhecimento. O curso é oferecido àqueles que já concluíram ou que estão cursando, em outro período, o ensino médio.

O Técnico em Eletrônica é encarregado do projeto, da operação e da manutenção de Equipamentos Eletrônicos, ou supervisionar a fabricação, controlar o funcionamento, desenhos projetos de circuitos eletrônicos bem como especificá-los e repará-los.

Empresas do ramo de telecomunicações, telefonia, celulares, manutenção de computadores, energia elétrica, automação residencial, industrial e bancária, informática, são alguns segmentos de atuação para o profissional.br>
Importante: PROJETOS EM AUTOCAD

C.H. Semanal horas/relógio 20 20 20
C.H. Total em horas/relógio 400 400 400 1.200
Estágio 60 60 60 180

Fudamentação Legal: Lei no. 9.394/96, Decreto Federal no. 5.154/04, Resolução CNE/CEB no. 04-99, Parecer CNE/CEB no. 16-99 e Inscrição no. 08/2.000.

OBSERVAÇÕES:
* Aulas de Laboratórios Específicos e CPD.
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO = 1.380 HORAS.

Para maiores informações:
Depto de Matrículas