Reciclagem de Papel

O objetivo geral foi conscientizar os alunos da importância do não desperdício de papel dentro da escola ou até mesmo no âmbito familiar. Sabemos que 50 kg de papel correspondem à uma árvore a menos na natureza.

Depois da conscientização, os alunos começaram a evitar o desperdício, e os papéis que estavam em desuso foram armazenados para dar inicio, junto com os anos iniciais do Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano), à reciclagem.

A construção do papel será trabalhada com os alunos em duas fases: a primeira com o Professor de Geografia (Roberto) e, posteriormente, com o Professor de Artes (Carlos), que irá confeccionar painéis junto aos alunos.

Profº Roberto Fantatto

MODO DE PREPARO DO PAPEL RECICLÁVEL

Armazenar o papel picado em um recipiente com água, deixando de molho por 12 horas. Após as 12 horas, bater o papel com água no liquidificador, misturando cola branca para dar a liga. Esticar a massa em uma tela estilo mosqueteiro (20cmx20cm). Colocar o papel para secar sobre um pano e forrar uma mesa com jornal para que o mesmo absorva o excesso de água, deixando secar por mais 12 horas.